No passado dia 28 de junho, o Instagram anunciou uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores adicionarem música às histórias que publicam. Algo que já era possível através do uso de algumas aplicações, mas só agora poderá fazê-lo diretamente através do Instagram.

O lançamento desta nova ferramenta ocorreu após divulgação do atual número de utilizadores no Instagram: um bilião a nível mensal e 400 milhões de utilizadores diários de Instagram Stories.

A colocação de música em histórias requere apenas que se recorra à popular aplicação Spotify para o efeito. Aqui, os utilizadores realizam a sua pesquisa por título, género, artista ou popularidade. Os excertos das faixas podem ser ouvidos, antes de escolhidas, sendo possível selecionar apenas o intervalo da música que mais lhe agrada.

A biblioteca já conta com milhares de músicas e artistas conhecidos, como Bruno Mars, Dua Lipa, Calvin Harris, Guns N ‘Roses, entre outros, sendo atualizada diariamente.

Apesar de não ter especificado como, o Instagram garante que os direitos de autor se encontram preservados nesta nova ferramenta.

A novidade resulta de uma parceria entre o Facebook e várias discográficas (Sony, a Warner Music e a Universal) e já está disponível para as versões iOS e Android, em seis países. Infelizmente, Portugal ainda não faz parte da lista.

 

Como usar?

Adicionar músicas a uma história do Instagram é tão fácil quanto adicionar uma localização ou um GIF, uma vez que esta nova opção vai estar disponível no menu onde estão contidas todas as restantes funcionalidades.

Depois de capturar uma foto para o Insta Story, ou um vídeo, basta clicar em “Música” e escolher, entre várias opções, a faixa que preferir. O som do seu vídeo ficará silenciado para dar lugar à música que escolheu.

Quando um dos seus seguidores visualizar a sua história, vai também poder ver um sticker com o nome do artista, da música e do álbum a que ela pertence.

Existe, ainda, a possibilidade de selecionar a faixa musical antes mesmo da realização do vídeo. A câmara da aplicação disponibilizará uma nova função (“Música”) no rodapé, ao lado das restantes opções como “Escrita” e “Direto”. Desta forma, ao proceder à filmagem, a mesma já estará acompanhada da música que escolheu.

Apesar de ainda não disponível em Portugal, esta nova ferramenta do Instagram promete ser um sucesso e certamente que o lançamento em território Português está para breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here