De acordo com o dicionário, o termo marketing define-se como uma ação de promoção e venda de produtos ou serviços, incluindo pesquisa de mercado e publicidade.

Se desempenha ou já desempenhou funções de marketing, certamente sabe que não é simples definir o termo, mesmo que o exerça diariamente.

O significado de marketing, conforme o dicionário, pode levar a conceções erradas acerca da prática. Ao relacionar marketing com venda, por exemplo, associa o primeiro à área comercial cujo fim é vender algo.

Tal como nas vendas, também o marketing visa o aumento da receita de uma empresa, mas o seu plano de ação apresenta diferentes KPIs associados (pode ser, por exemplo, o aumento de seguidores no Instagram) que, atendendo à era em que vivemos, significam uma maior sustentabilidade.

Contudo, existe, de facto, uma sobreposição e mistura de práticas entre marketing, publicidade e vendas. Isto ocorre porque o marketing está presente em todas as etapas de um negócio.

Poderá questionar-se porque o marketing entra no desenvolvimento e na distribuição de um produto. A verdade é que os marketers são quem mais conhece o buyer persona da empresa.

Comos os profissionais de marketing pesquisam e analisam os consumidores de forma exaustiva, através de questionários online ou observando hábitos de consumo, conseguem responder à pergunta que está subjacente a todas áreas do negócio: “Onde, quando e como o consumidor quer comunicar com a sua empresa?”

 

O que é o marketing?

O marketing é o processo de obter consumidores interessados no produto ou serviço da sua empresa. Para o efeito, recorre-se à pesquisa de mercado e obtenção de conhecimento sólido sobre as necessidades do consumidor padrão.

Levando isto em consideração, o marketing afeta todos os aspetos do negócio incluindo o desenvolvimento do produto, métodos de distribuição, vendas e publicidade.

 

Qual a diferença entre publicidade e marketing?

Metaforicamente falando, se o marketing fosse uma roda, a publicidade seria um dos muitos raios dessa mesma roda.

O marketing considera o desenvolvimento e distribuição do produto, estratégia de vendas, relações públicas e suporte ao consumidor.

Por outro lado, a publicidade é apenas uma componente do marketing. Trata-se de uma prática que tem como objetivo difundir a existência de determinado produto ou serviço. Contudo, não é o único método usado pelos profissionais de marketing para vender algo.

Para melhor entendermos quais as outras formas de atuação do marketing, vale a pena mencionarmos os “4 Ps do Marketing” que são o alicerce da sua definição:

 

Os 4 Ps do Marketing

Em 1960, o professor de marketing Americano Edmund Jerome McCarthy propôs um novo conceito para o marketing baseado nos seguintes 4 Ps: Produto, Preço, Posicionamento e Promoção. Essencialmente, estes 4Ps explicam como o marketing interage com cada uma das etapas de um negócio.

 

Produto

Imagine que teve uma ideia de lançamento de um novo produto. É provável que não consiga os melhores resultados se simplesmente o começar a vender, sem nenhum procedimento prévio.

Terá mais sucesso se, antes do respetivo lançamento, recorrer à sua equipa de marketing para que esta realize uma pesquisa com base nas seguintes questões: “Quem é o público-alvo? Há lugar no mercado para este produto? Que mensagem se deve transmitir e associar ao produto para aumentar as vendas? Em que plataformas o produto deve ser divulgado?”, bem como muitas outras.

Os profissionais de marketing utilizam as respostas às questões aqui apresentadas para melhor compreender a procura pelo produto e aumentar a qualidade do mesmo.

 

Preço

A equipa de marketing da sua empresa verificará o preço que os seus concorrentes estão a cobrar pelo produto, bem como o preço que os seus consumidores estão dispostos pagar.

Se o preço que cobra for muito elevado, poderá colocar em risco uma carteira de clientes sólida. Se, por outro lado, o preço for muito baixo, poderá estar a perder oportunidades de lucro.

 

Posicionamento

É fundamental que o departamento de marketing da sua empresa compreenda e analise os consumidores do seu negócio e consiga, deste modo, concluir onde e como o produto deve ser vendido.

Após pesquisarem quanto à presença e interesse do público-alvo, poderão propor a comercialização via loja online ou venda física a retalho. Igualmente, poderão concluir quanto aos melhores locais para venda, a nível nacional ou internacional.

 

Promoção

A promoção integra qualquer publicidade online ou impressa, evento ou campanha promocional.

O profissional de marketing deverá criar uma ação publicitária que gere interesse pelo produto/serviço entre o público, conduzindo ao aumento de vendas.

 

 

A definição de marketing com base nos 4 Ps, que aqui transmitimos, visam ajudá-lo a compreender a finalidade do marketing para a sua empresa como um todo.

O marketing intersecta todas as áreas do seu negócio, pelo que é importante compreender como pode aumentar a eficiência e o sucesso da sua empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here