composite of hand pointing at graphics with city backgroun

Qualquer telemóvel, computador e até mesmo outros itens como rádios ou televisões têm, atualmente acesso à rede sem fios, o chamado Wi-Fi.

Com toda esta gama de aparelhos tecnológicos predispostos a terem acesso à internet sem ser precisa a ligação através de um cabo de rede fez com que os países começassem a investir bastante nesta tecnologia sem fios, na sua qualidade e, mais precisamente, na sua velocidade.

Torna-se então lógico que se façam estudos para saber quais são os países mais evoluídos neste ramo e quais são aqueles que ainda estão, literalmente, a anos-luz da qualidade mínima exigida.

 

Os países com melhor conexão sem fios à internet

Ao contrário do que o senso comum deve achar, o primeiro lugar não pertence a países como os Estados Unidos ou à China, potencias mundiais em praticamente tudo. Ora, praticamente tudo menos na velocidade do seu Wi-Fi.

O primeiro lugar pertence, sem qualquer tipo de dúvida, à Lituânia. Neste país do leste europeu a velocidade de descarga de ficheiros através da rede sem fios consegue chegar aos 16.6MBps, ao contrário por exemplo dos EUA que tem uma velocidade média próxima dos 7 Megabytes por segundo.

A razão para esta classificação da Lituânia prende-se com o grande investimento que foi feito no país desde 2011 na internet pública. Outros países desta zona europeia que também investiram bastante nos últimos anos foram a Croacia, a Estónia e a Roménia e a prova disso é que estão todos nos lugares cimeiros quanto à velocidade de internet sem fios no mundo.

No lado oposto da balança encontra-se a Venezuela, um país com fracas infraestruturas tecnológicas e com constantes crises políticas. Estas razões, juntamente com o fraco investimento feito pelo governo fazem com que o país esteja, ainda, muito subdesenvolvido quanto às conexões sem fios.

No gráfico abaixo pode consultar um estudo do RottenWifi, uma organização que tem como missão analisar a qualidade da internet ao redor do mundo, com os dados totais quanto à velocidade de conexão wi-fi.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here