Segundo dados referentes ao ultimo trimestre de 2017, 1,8 mil milhões de utilizadores fazem login no YouTube mensalmente, sendo que cerca de 70% do seu tráfego provém de dispositivos moveis.

Segundo a plataforma estatística DMR, o YouTube é utilizado por 90 países e, por minuto, realiza-se o upload de 400 horas de vídeo.

Tendo em conta a considerável dimensão desta rede social, reunimos os 10 tipos de conteúdo publicado no YouTube que mais atraem visualizações, de acordo com a agência Mediakix:

 

  1. Reviews de produtos

Nos chamados vídeos de review (cuja tradução, opinião/crítica, não é vulgarmente usada), os influencers partilham o seu feedback acerca de determinado produto ou serviço. Atendendo à crescente procura na Internet por aconselhamento antes de concluir uma compra, estes vídeos ocupam o primeiro lugar da nossa lista.

Segundo o estudo Think with Google, 62% dos consumidores procuram por opinião acerca de um produto no YouTube antes de efetivar a compra e 52% dos utilizadores da rede social são mais prováveis de adquirir algo se visualizarem uma opinião favorável correspondente.

 

  1. Tutoriais e DIY (“Faça-você-mesmo”)

Os vídeos tutoriais ajudam a audiência a aprender sobre determinada tarefa. Porque estes vídeos podem ser visualizados repetitivamente pelo mesmo utilizador e são intemporais (quando não associados às novas tecnologias) têm a capacidade de atingir um elevado nível de popularidade.

De acordo com o estudo Think With Google, pesquisas por tutoriais no YouTube cresceram 70% no espaço de um ano.

 

  1. Vlogs

Vlogs são vídeos acerca do dia-a-dia do Youtuber. Captam os momentos pessoais deste, como tarefas e refeições diárias, e refletem uma vertente mais autêntica e improvisada. Por se assemelharem a um pequeno episódio de um reality show, a popularidade destes vídeos é significativa.

 

  1. Gaming

Os canais do YouTube Gaming (gaming.youtube.com) têm ganho especial popularidade. Esta plataforma do YouTube foi lançada em 2015 e concentra vídeos de gaming em tempo real, bem como criticas e novidades sobre jogos

A plataforma, dedicada unicamente a videogames, já conseguiu atingir níveis inigualáveis de envolvimento, com alguns Youtubers a chegarem aos mil milhões de subscritores.

 

  1. Humor

Vídeos criativos de comédia têm a capacidade de se tornarem virais com maior rapidez, adquirindo um maior número de partilhas comparativamente aos restantes tipos de vídeo.

Youtubers humoristas conseguem chegar a uma audiência de milhões e atingirem uma popularidade superior a muitas celebridades.

 

  1. Haul

Vídeos de haul (cuja tradução, aquisição, não é utilizada) correspondem à apresentação de vários produtos por parte do Youtuber, como se tratasse de um catálogo, em formato vídeo, dos itens adquiridos.

Tipicamente, os produtos apresentados no vídeo de haul pertencem às categorias de maquilhagem, roupa ou casa e incluem uma pequena crítica ou opinião acerca do produto que se apresenta.

 

  1. Memes/Tags

Conteúdo de memes/tags são largamente divulgados não só no YouTube, como também no Facebook e Instagram.

É comum os Youtubers produzirem versões da sua própria tag que pode ser, entre muitas opções, “50 Factos Sobre Mim” ou “O Chão é Lava”.

 

  1. Q&A

Este tipo de vídeo quase que poderia ser inserido na categoria de Meme/Tag, por servir de inspiração a vários criadores de conteúdo da plataforma.

Para preparação do vídeo, é comum solicitar aos seguidores que comentem com questões sobre do que gostariam de saber. As questões podem ser sobre o Youtuber em questão ou sobre qual a opinião deste acerca determinado assunto. Esta discussão prévia é vulgarmente lançada no Instagram ou através de outro vídeo do canal. As respostas resultam no vídeo Q&A.

 

  1. Educacionais

Os vídeos educacionais estão direcionados para uma audiência específica, para um nicho, como, por exemplo, crianças ou estudantes universitários.

As visualizações recorrentes são igualmente comuns neste género de conteúdo e, entre muitos tópicos, ensinam uma nova língua, contam factos da história ou explicam teorias económicas.

 

  1. Pranks

Nos vídeos de prank, o Youtuber tenta enganar ou pregar uma partida a um amigo ou familiar, numa espécie de experiência social e em modo de brincadeira.

Este tipo de vídeos tem-se revelado muito popular no YouTube, atingindo milhões de visualizações e apresentado um número considerável de partilhas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here