Marketing automation refere-se a um software ou tecnologia de apoio às empresas que tem como objetivo a automatização todas as ações de marketing organizacionais, otimizando tarefas e fluxos operacionais.

Atualmente, a atividade de marketing de grande parte das empresas ainda não se encontra totalmente automatizada, resultando na forte e repetida intervenção manual dos colaboradores, quer seja no envio de e-mails ou na gestão de redes sociais.

Os softwares de marketing automation foram concebidos para executar tarefas de marketing digital de forma muito mais rápida e eficiente, otimizando os recursos de uma empresa a vários níveis.
Mas, perante esta automatização de processos, que tarefas cabem a um marketer?
A implementação de um sistema de marketing automation não torna o papel de um profissional de marketing menos importante, apenas mais eficiente.

A produção, edição e gestão de conteúdo é da responsabilidade do marketer que, com o apoio da automatização dos processos ao nível da divulgação, adquire mais tempo para se concentrar no alcance dos objetivos da empresa.

O principal compromisso da área de marketing é gerar mais rendimento para a empresa. Para atingir este fim, é necessário aumentar o tráfego do website e os níveis de conversão, quer para leads como posteriormente para clientes.

O marketing automation permite aos marketers criarem mais leads, segmentando-as eficazmente, e acompanhando a sua evolução até à venda. Permite, ainda, melhorar os níveis de retenção, como resultado de uma gestão de clientes mais eficaz, e os níveis de cross-selling com eventuais parceiros.

A tecnologia do marketing digital toma especial importância quando nos deparamos com a necessidade de gerir vários canais de divulgação, particularmente tendo em consideração que os processos envolventes requerem o seguinte:

Uma base de dados central, isto é, um lugar de armazenamento de dados que disponibilize uma visão geral de todas as interações e comportamentos associados aos clientes. Isto permite uma segmentação inteligente e a definição de targets ajustados a cada campanha.

Ferramenta de marketing multifacetada, associada a um ambiente de criação, gestão e automatização de vários processos, interligando e analisando todos os canais de divulgação da empresa e o comportamento das respetivas audiências

Ferramenta analítica, que mede, calcula e otimiza os níveis de ROI e respetivo impacto no rendimento. Esta ferramenta permite verificar numericamente o que necessita de melhoria, onde residem os erros e como os corrigir.

Em suma, as principais funcionalidades do marketing automation são as seguintes: email marketing, landing pages(páginas do website associadas a maiores níveis de conversão), formulários, gestão de campanhas, visitas ao website, gestão de clientes, integração com CRM, gestão de redes sociais, mobile marketing (essencialmente ao nível de smartphone e tablets), visão analítica via emissão de relatórios detalhados e resultados de atividade dinâmicos.

Para terminar, deixamos-lhe alguns dos principais softwares de marketing automation. Confira e verifique qual o mais adequado ao crescimento do seu negócio:
1. Marketo
2. Eloqua
3. SimplyCast
4. Customer.io
5. HubSpot

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here