Não é fácil ser uma pessoa organizada e preparada para tudo, mas é importante tomar a iniciativa para, principalmente no nosso trabalho, afinal é onde passamos a maior parte do tempo.

É verdade que há dias em que estamos mais cansados ou com menos vontade de trabalhar mas as tarefas têm de ser cumpridas e acredite, quanto mais organizado for, menos lhe vai custar.

O segredo está em seguir uma rotina e evitar algumas atitudes, só assim conseguirá ganhar tempo e aumentar a produtividade.

 

  1. Crie uma lista de tarefas

Comece por criar uma lista de tarefas, pode ser escrita à mão ou a computador, o mais importante é que seja feita e, sobretudo, cumprida.

Nessa lista enumere categorias, defina as prioridades e atribua horários às suas tarefas. Tudo isto vai facilitar muito na hora de decidir o que fazer primeiro.

 

  1. Use uma agenda

Já sabemos que esta é uma técnica básica, mas a verdade é que resulta sempre.

A agenda vai ajudá-lo a programar o seu dia-a-dia, para que não se esqueça daquele projeto que tem para entregar ou da reunião que já está agendada há mais de um mês.

Pode optar pelas agendas tradicionais ou pelas digitais, esta última tem a vantagem dos lembretes pré-definidos, que o manterão atualizado.

 

  1. Mantenha o local de trabalho limpo

Não lhe estamos a dizer para andar de pano ou esfregona na mão, apenas para começar por pequenas mudanças como não acumular lixo na secretária ou documentos soltos.

Manter o seu local de trabalho limpo e organizado só lhe traz vantagens a nível profissional. Acabará por perder menos tempo, à procura do que precisa, e por poupar dinheiro, ter tudo em ordem evitará que perca material ou que tenha de comprar as coisas novamente só porque não sabe onde elas estão.

Um ambiente arrumado irá ajudá-lo a raciocinar melhor e a diminuir o nível de stress. Além de lhe dar uma boa imagem perante o chefe, os colegas de trabalho e os clientes.

 

  1. Evite distrações desnecessárias

É normal, durante o horário de trabalho, haver aquela tendência para pegar no telemóvel ou abrir a janela do facebook. O que não é normal é perder a noção do tempo e deixar o trabalho todo por fazer.

Se quer ser um bom trabalhador, tem de manter o foco e não se distrair com o desnecessário. Se para isso tiver de desativar as notificações do telemóvel ou das redes sociais, faça-o.

Organize-se de forma a puder ver o seu telemóvel ou até o seu e-mail em momentos específicos e não a toda a hora.

 

  1. Faça pausas

Ser organizado também cansa, é um facto. Portanto, não se esqueça de fazer as devidas pausas durante o seu horário de trabalho para dar um descanso à mente e aos olhos.

Aproveite os intervalos para comer, colocar a conversa em dia com os colegas ou simplesmente desanuviar. Assim conseguirá retomar o trabalho com mais energia e com melhor disposição.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here