Se possui um blog certamente já lhe aconteceu escrever um artigo, publicá-lo online e aguardar ansiosamente por visitas e comentários dos utilizadores.

Muitas vezes, a razão pela qual o seu post não atinge as visualizações que deseja, prende-se com o facto de não utilizar o conteúdo mais apropriado.

Perante as constantes mudanças do digital e do próprio Google, escrever a favor do SEO (Search Engine Optimization) é fundamental mas requere especial atenção e rigor.

Utilizar apenas uma palavra-chave num só conteúdo já não é o suficiente para se manter nos primeiros lugares de pesquisa da internet.

Para garantir um bom posicionamento, a nível de resultados do Google, é necessário levar em consideração um conjunto de técnicas e fatores, mesmo antes de começar a escrever o seu artigo. Só deste modo conseguirá alcançar melhor SEO.

Confira alguns deles:

 

  1. Crie conteúdo que vá ao encontro do que o utilizador procura

Para escrever em função do SEO, é fundamental estar focado na intenção do utilizador. Ou seja, pensar e descobrir o que é que as pessoas pretendem ao pesquisar sobre determinado assunto.

Por exemplo: se um utilizador quiser saber quem é e o que faz a marca Press Team Comunicação, colocará “Press Team Comunicação” no motor de busca Google. As páginas que surgem como resultado apresentarão conteúdo relacionado com a marca, bem como ligações para o seu blog, portfólio e serviços.  

Se, por outro lado, um utilizador pesquisar por “paisagens bonitas” o Google apresentar-lhe-á, em primeiro lugar, todas as imagens que se adequem ao tema ao invés de informação escrita.

O mesmo funciona para artigos que contenham informação como “x passos para…” ou “como fazer…”, entre outros. Como se trata de informação possível de ser demonstrada, é muito provável que as primeiras páginas apresentadas pelo Google nos remetam para vídeos do YouTube.

Invista em conteúdo que o utilizador quer ver e triunfe nas pesquisas do Google.

 

  1. Encontre a palavra-chave ideal

Para que os seus artigos surjam nos primeiros lugares do Google, terá que identificar as palavras que melhor se relacionem com o seu conteúdo. As chamadas keywords.

Embora pareça um processo simples, muitos utilizadores ainda cometem erros graves, por exemplo na otimização de uma única publicação para várias palavras-chave ou para palavras-chave com pouca procura.

Ao identificar o foco do seu conteúdo, conseguirá rapidamente encontrar uma palavra-chave principal. Pode fazê-lo através da ajuda destas ferramentas gratuitas:

Invista também na substituição da palavra-chave por termos com o mesmo significado. A leitura do artigo ficará mais agradável, o que prende a atenção do utilizador, e o Google considerará que o seu conteúdo é de qualidade.

 

  1. Utilize a palavra-chave no “sítio” certo

Encontradas a palavra-chave, resta descobrir onde esta deve ser utilizada para gerar mais tráfego para a sua página. O ideal é que ela surja em várias posições do seu conteúdo, mas sempre de uma forma natural.

  • Título principal – Este é o título que vai aparecer nos resultados do Google. Utilizar a palavra-chave no título principal permite que o utilizador perceba rapidamente sobre o que aborda o artigo, captando a sua atenção.
  • Descrição – Surge logo a seguir ao título principal, na página de resultados do Google. É fundamental que a palavra-chave também esteja presente neste contexto.
  • Subtítulos – Dentro do artigo, é possível utilizar vários tipos de subtítulos (H1, H2, H3, etc.). São eles que “mostram” ao Google quais os principais tópicos do seu conteúdo.
  • Link – É elementar que a sua palavra-chave faça parte da URL para que o Google e os utilizadores se inteirem do conteúdo do seu artigo.
  • Texto alternativo das imagens (alt text) – É importante que coloque a palavra-chave no alt text das imagens dos seus artigos, para que quando esta seja pesquisada no Google surjam logo as imagens que vão levar o utilizador até á sua página.

 

Conhecendo e utilizando estas estratégias, conseguirá criar um conteúdo digital focado no SEO. Preparado para ocupar as primeiras posições do Google? 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here