Uma pergunta bastante comum para os CEOs das empresas no momento de decidirem se optam por atualizar os seus recursos informáticos para um meio em nuvem é qual o real retorno deste investimento que a empresa terá. O chamado ROI.

Apesar de ser uma boa forma de medir o real valor que esta tecnologia representa para as organizações, a verdade é que o ROI é incompleto para perceber de forma detalhada o retorno que a Cloud traz.

Além de reduzir os custos que a empresa tem com servidores e alojamentos, ao usar a tecnologia Cloud uma empresa está também a aumentar a sua produtividade. Além disso, a segurança de toda a informação que estiver incluída neste sistema está mais protegida do que se estivesse em qualquer outro.

 

Os números não são tudo

Atualmente já não é uma escolha da empresa querer estar ou não no mundo digital. Ela tem de estar. Caso não esteja, nenhuma organização consegue subsistir nos dias de hoje. A dúvida agora é se esta quer pertencer ao universo da nuvem ou se quer continuar nos métodos informáticos mais tradicionais. Mas isto nem dúvida devia ser.

Contudo não é correto avaliar as vantagens desta nova tecnologia apenas por aquilo que os números lhe dizem. Antes de mais nada, a computação em nuvem traz vantagens para várias componentes empresariais:

Além de agilizar a forma como é feita a comunicação entre as várias máquinas da organização, incluindo a transferência de ficheiros entre os funcionários, também melhora, como já referido, a segurança de todos os ficheiros e da própria empresa, sendo uma clara melhoria contra possíveis intrusos.

 

Vantagens e mais vantagens

Hoje em dia devemos também ter em conta a saúde do planeta. Nesse sentido, está provado que servidores em nuvem produzem muito menos dióxido de carbono que os tradicionais. Além da imagem da empresa melhorar ao usar esta tecnologia, também estará a contribuir para salvar um pouco mais o mundo.

Por fim, o uso da computação em nuvem deixa ainda mais tempo à equipa para se concentrar noutras tarefas uma vez que a quantidade de tempo despendida para gerir e manter uma rede Cloud é bem mais pequena que a da computação tradicional. Este um exemplo de um ponto-chave dos benefícios da Cloud além-Roi. O facto de não terem de pensar em tarefas de manutenção de rede, vai deixar a equipa mais contente e motivada para as suas tarefas realmente importantes.

 

Tenha sempre em conta o seu negócio

Importa ainda dizer que as melhorias que a computação em Cloud em nuvem trazem à empresa não são, de todo, mensuráveis. É preciso ter sempre em conta o tipo de negócio e os problemas e desafios que este traz aos seus funcionários. O ROI apenas apresenta os ganhos financeiros que a Cloud traz e, embora este seja o mais importante (para alguns), é preciso também pensar na cultura organizacional que esta tecnologia trará à empresa bem como na responsabilidade social da mesma e consequente imagem institucional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here