Atualmente a internet representa uma grande fatia do quotidiano das pessoas. É quase impossível nos dias de hoje alguém não se conectar à internet para fazer algo, seja por apenas uma hora ou durante todo o dia.

Ainda assim, a maioria das pessoas não entende o perigo que a internet também pode representar se elas não tomarem as devidas precauções. E na maior parte das vezes não as tomam. Tendem sempre a pensar que são apenas uma pessoa, que não devem fazer diferença nenhuma.

Pequenos cuidados tais como fazer inspeções de segurança aos dispositivos USB que são conectados ao computador ou, inclusive, ler até as políticas de privacidade das aplicações que são instaladas seriam cuidados que não demoravam assim muito a fazer mas acredite, diminuíam imenso a probabilidade de colocar a sua máquina em perigo.

 

O perigo da Internet das Coisas

Hoje em dia, com o advento da chamada internet das coisas, a segurança online ainda está mais em risco uma vez que mais dispositivos além dos comuns portáteis podem aceder à internet e desta forma também estar sujeitos a algum ataque de vírus. Dispositivos como micro-ondas, frigoríficos e até carros estão agora bastante mais vulneráveis.

Ainda assim, os consumidores não estão a dar o devido valor a este problema, pois estudos comprovam que eles continuam a não querer pagar mais por uma melhor segurança, não sendo esta ainda uma das suas prioridades principais no momento da compra de algo. Isto faz com que os próprios fabricantes não deem tanta atenção a este quesito quando estão a produzir um produto novo.

Todos os dispositivos que tiver que posam ser conectados à internet devem estar também sempre atualizados com as últimas medidas de segurança. Fazer este passo tão simples é meio caminho andado para manter a segurança dos seus aparelhos intacta pois está a inserir neles os últimos protocolos de segurança criados.

 

Passwords e encriptação

É importante também usar encriptação. De uma forma ou de outra, mantenha sempre os seus dispositivos com uma senha de segurança para que possa ser acedido. Isto vai criar uma barreira adicional de segurança de proteção contra possíveis ataques. Mudar a palavra-passe do wireless da sua casa para algo mais personalizado é algo que também vai atrasar o trabalho de qualquer invasor.

E por falar em passwords, é importante que esta seja forte e nada fácil de ser adivinhada. Esqueça as simples datas de nascimento ou o nome do seu animal de estimação. Faça algo a sério, misture números com letras com carateres especiais e acredite que vai dificultar imenso a vida a quem quiser aceder a ela indevidamente. Só não a complique demasiado que o faça esquecer dela.

Estes são alguns dos passos que pode facilmente começar a fazer para proteger melhor os seus dados online e até a sua própria vida pessoal. Não minimize a importância desta questão e mantenha-se sempre atento aos perigos que a internet pode trazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here