Alguma vez pensou em criar uma plataforma online mas rapidamente desistiu da ideia porque não sabe como escrever para a internet? Ou já tem um blog e fica sempre na dúvida de como deve construir os artigos? Não desespere, é tudo uma questão de aprendizagem.

Há quem diga que a escrita deve ter um cunho pessoal e há quem defenda que para se escrever bem, tem de se seguir regras. A verdade é que quando o caso é escrever para milhares, ou até quem sabe para milhões de pessoas, que estão por trás de um ecrã, deve estar atento a alguns pormenores:

 

  1. Usar linguagem simples, clara e direta

Na dúvida de como deve escrever, opte sempre pelo mais simples, o objetivo é que seja compreendido por toda gente. Lembre-se também que tempo é atenção e a atenção é curta, por isso tente dizer muito com pouco. E por fim, não se esqueça que o visual também fala, uma boa imagem a acompanhar o seu texto irá fazer toda a diferença.

  1. Criar conteúdo útil

Para manter os leitores interessados tem que criar conteúdo relevante, ou seja, dentro do tema do seu blog ou site, tente responder ao que os leitores procuram. Opte por ensinar, através de uma perspetiva diferente. Todos gostamos de aprender algo novo.

  1. Ser original

Se conseguir ser original vai fazer com que não seja apenas mais um a criar conteúdo. Comece por escolher um tema diferente e aborde-o de uma forma muito própria.

  1. Ser apelativo

Um bom texto é aquele que nos faz rir, chorar, pensar, inspirar e, sobretudo, agir. Seja atrativo, só assim conseguirá causar impacto.

  1. Surpreender

Para conseguir surpreender os leitores terá que ser versátil e, através da sua história, conseguir chocar ou revelar um segredo. Um conteúdo que seja novidade obriga-nos a deter o olhar e a ler mais.

  1. Ser credível

Quando decidir escrever sobre algo é fundamental que saiba se aquilo que está a dizer é mesmo verdade. Não adianta estar a dar uma novidade se não tiver certeza da sua fiabilidade. Antes de criar um artigo faça o trabalho de casa: pesquise sobre o tema, leia entrevistas e informe-se com quem percebe do assunto.

  1. Distinguir texto curto de comprido

É muito frequente ouvirmos dizer que os textos online têm de ser curtos mas isso não é totalmente verdade. Pode optar pelas duas opções, tudo depende do seu estilo. O mais correto é que o conteúdo regular tenha 500 a 1000 palavras (publicações semanais) e o conteúdo mais aprofundado tenha 2000 a 5000 palavras (publicações mensais).

  1. Ter atenção aos subtítulos

Os subtítulos são sempre uma boa opção porque são uma mini introdução ao assunto que pretende tratar. Permitem uma leitura mais fácil e agradável e ainda organizam o texto para quem lê e para quem escreve.

  1. Escrever uma ideia por parágrafo

Parágrafos curtos e diretos, que explicam uma ideia de cada vez, mantém o leitor esclarecido e interessado. E aumenta ainda a probabilidade de o artigo ser lido até ao fim.

  1. Realizar listas

A forma mais fácil e eficaz de apresentar muita informação é enumerar ideias. Pode criar listas de perguntas e respostas, listas de vantagens e desvantagens e listas de imagens, vídeos ou citações. O artigo ficará mais organizado e apelativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here