O primeiro passo para construir um negócio de sucesso nos dias de hoje é criar um website e, consequentemente, escolher um domínio, um nome para ele. Exatamente por ser um processo tão vital para o futuro da sua empresa, é imperativco que demore tempo a decidir qual o nome mais adequado.

O problema surge quando, depois do domínio estar decidido, irmos para regista-lo na dns.pt (entidade responsável pela gestão, registo e manutenção de domínios) e este encontrar-se já registado por outra entidade.

Neste momento, o utilizador fica com 2 opções. Ou aceita que este domínio está ocupado e escolhe outro que também se adeque ao seu negócio ou, caso queira mesmo aquele domínio, descobre quem é o seu proprietário e tenta com que este lhe venda os direitos. É esse o objetivo deste texto. Como descobrir o proprietário de um domínio.

 

O negócio dos domínios na internet

Importa começar por referir que muita gente é proprietária de vários domínios na internet sem a ideia de os usar. O objetivo aqui passa por exatamente registar o mais rapidamente possível estes nomes para depois conseguir fazer dinheiro com uma futura venda quando estes domínios passarem a ser mais procurados. É um dos principais negócios da era digital.

 

Os benefícios de saber os detalhes da propriedade de um domínio

  • Para entrar em contacto com o seu proprietário

Ora, esta é lógica. Se há interesse em efetuar a compra de um domínio a alguém, é imperativo que saiba quem ele é afim de o poder contactar.

  • Para saber a data de expiração do domínio

Este ponto é uma dica para quem estiver interessado em comprar domínios. Sabendo a data de expiração da propriedade e estando ela cada vez mais próxima, isto dá uma enorme vantagem ao comprador no momento em que apresenta uma proposta pois domínios que estão mais perto de ser expirados são obviamente mais baratos.

 

Como descobrir o proprietário de um domínio

Indo então ao cerne deste artigo, como é que alguém pode saber informações detalhadas sobre a propriedade de um domínio?

Basta entrar na página da DNS.pt, que como já acima foi referido é a entidade responsável pela gestão, registo e manutenção de domínios em Portugal e logo na primeira barra de pesquisa que aparece, inserir o domínio que quiser. Caso preferir procurar por um domínio .com, que é o mais geralmente utilizado e funciona a nível internacional, o website a que deve aceder é o WHOIS. Mas não se preocupe que o método de pesquisa é praticamente o mesmo.

Depois da pesquisa feita, caso o domínio não exista, aparecerá uma notificação de que está disponível para compra, caso já exista, aparecerão em detalhe as informações da sua propriedade e outras tais como a data de compra e expiração da propriedade e a morada onde está registado.


Tendo todas estas informações em mãos e caso realmente esteja interessado em comprar aquele exato domínio, é então momento de entrar em contacto com o proprietário e começar por perceber a recetividade dele para uma possível transação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here