Embora hoje em dia seja praticamente impossível uma empresa subsistir no mercado sem possuir um website, ainda há quem o faça, principalmente por medo ou desconhecimento sobre como criar um. Outros preferem deixar a sua página web totalmente entregue a empresas de criação de sites por acharem que é demasiado complexo criarem eles próprios um. Não podiam estar mais enganados.

 

As quatro etapas para a criação de um site

Como em qualquer bom projeto, há certas etapas que o utilizador deve seguir de modo a criar o melhor website. Não basta entrar na plataforma e começar a criar uma página, há que organizar e planificar o seu conteúdo primeiro. Há 4 etapas que têm obrigatoriamente de ser seguidas:

  • Saber o propósito do seu website
  • Escolher um construtor de websites
  • Comprar um domínio e um alojamento
  • Publicar o website

 

Saber o propósito do seu website

Antes de tudo é importante pensar qual o objetivo que planeia atingir com a criação do seu website. É apresentar-se a si, ao seu projeto ou será mais informativo? O seu propósito será mais didático, para entretenimento? Só depois de ter estas dúvidas bem esclarecidas e o propósito do website bem definido é que deve começar a construi-lo.

Não tenha problemas em escrever numa folha de papel todas estas informações, bem como uma estrutura de páginas que o website conterá. Uma página inicial, uma página de contactos e uma a apresentar o projeto e a sua história são sempre essenciais.

 

Escolher um construtor de websites

Para criar um website do zero não há nada melhor que contar com a ajuda de uma plataforma de construção de websites. Através destas, conseguimos ter acesso a websites já predefinidos e onde apenas teremos de alterar alguns parâmetros de acordo com o nossos gosto. A principal função destas plataformas é fazerem o trabalho pesado que normalmente o utilizador não gosta de fazer. Como o código html por exemplo.

A melhor opção no mercado é, então, a plataforma WordPress. As razões para isso são simples:

  • Adapta-se às necessidades e ao conhecimento do utilizador
  • Oferece temas predefinidos e uma vasta quantidade de plugins
  • Grande ajuda e qualidade de suporte nos fóruns da área

 

Comprar um domínio e um alojamento

É agora hora de criar e comprar um domínio para o seu website, o termo vulgarmente conhecido como nome da página bem como um alojamento para o mesmo, o local onde toda a informação e conteúdos do seu site serão guardados.

Tal como já explicamos em vários outros textos, podemos ver o domínio como a morada de um website e o alojamento como a residência do mesmo. Na prática o domínio indica o caminho para o alojamento.

Como o domínio será o primeiro ponto de contacto entre o website e o cliente, convém que este cumpra alguns requisitos, tais como ser fácil de ser lembrado, ser apelativo e relevante para o meio onde o site está inserido e não ser demasiado extenso.

Quanto aos alojamentos, também tem diferentes tipos entre os quais pode escolher.

 

Editar e publicar o website

Assumindo que seguiu a nossa dica e escolheu o WordPress como o seu construtor de websites, pode então começar a criar realmente o seu site na plataforma de criação. Com um visual intuitivo e fácil para o utilizador se adaptar, comece por definir o tema que quer para o seu website. Basta clicar no separador “Aparência” e de seguida “Temas. Logo algumas páginas (as mais importantes) serão criadas automaticamente.

Aqui estão alguns parâmetros que deve ter em conta no momento de selecionar o seu tema:

  • Intuitivo e fácil de navegar
  • Responsivo aos dispositivos móveis
  • Otimizado para SEO
  • Agradável ao olho humano

 

Quando estiver tudo do seu agrado é só publicar o website e aí está, criou a sua primeira página web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here