Ter um website hoje é imprescindível para qualquer empresa que deseje ser conhecida no universo virtual. Descrevendo a sua relevância de uma forma bem resumida, a posse de uma página web dá aos seus donos uma imagem mais credível e profissional bem como facilita bastante o contacto e a partilha de mensagens com o público.

Como são um ferramenta de comunicação com uma elevada importância para as empresas, os sites são por consequência muito visitados e, como tal, também vítima de elevados ataques informáticos, seja para provar um ponto ou para prejudicar diretamente a empresa detentora do website.

Desta forma, é então bastante relevante que os sites estejam protegidos 24 horas por dia contra ataques maliciosos.

 

Password Complexa

Esta é a mais básica de todas. Crie uma password extensa, com carateres diferentes, que misture números e letras, maiúsculas e minúsculas.

Já deve estar farto de ouvir este conselho mas o que é importante nunca é demais repetir. Outra coisa que deve fazer é ter a preocupação de trocar esta palavra-passe de tempos a tempos e evite usá-la em mais que um lugar.

Evite também usar a palavra “admin” como nome de utilizador pois só vai facilitar o trabalho de possíveis invasores da página por já ser um termo usado habitualmente.

 

Links Personalizados de Login WordPress

Uma forma fácil para descobrir se um site é construído em WordPress é colocar a extensão “/wp-login” no final do url. Caso o website tenha sido feito através desta plataforma, o utilizador será reencaminhado para uma plataforma onde pode fazer login no painel de controlo do website.

Ora, sendo tão fácil de entrar na área de login de um website, a probabilidade deste ser invadido torna-se maior porque basta o invasor arranjar forma de descobrir a password para aceder ao painel de controlo.

A solução aqui é alterar, através de plugins como o Custom Login, o link para a área de login de um website. Desta forma, será mais complicado para os possíveis invasores terem acesso a esta porta de entrada à sua página.

 

Tentativas de Login Limitadas

Algo muito em comum por parte de hackers quando tentam invadir sites é serem usados scripts para testes automáticos de várias combinações de passwords até acertar na correta.

A solução mais prática para prevenir isto é limitar o número de tentativas de login que o utilizador pode fazer até a entrada no website lhe ser bloqueada. Plugins como o Limit Login Attempts bloqueiam o acesso à página após umas quantas tentativas erradas que podem ser definidas pelo gestor do website.

 

WordPress atualizado

Algo que tem de ter sempre em atenção é se tem a sua versão do WordPress atualizada. As constantes novas atualizações da plataforma não são apenas um “fetiche” e uma embirração por parte dos seus criadores mas sim uma das melhores formas para manter o seu site seguro.

Todas estas atualizações trazem sempre melhorias à plataforma bem como corrige qualquer vulnerabilidade e falha que esta tivesse anteriormente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here