Um vídeo de um pequeno roedor, que aparentemente parecia ser um rato, a tomar banho como um humano têm corrido a internet e, principalmente, as redes sociais, suscitando dúvidas sobre a veracidade do mesmo. O que as pessoas não sabem é que afinal não é um rato. Trata-se de uma pacarana (dinomys branickii), um roedor típico da América do Sul.

As imagens, que mostram o animal a ensaboar-se pelo corpo todo, foram captadas em Huaraz (Peru) por José Correa, um dj de 36 anos, que publicou o vídeo no seu canal de youtube e obteve mais de 37 milhões de visualizações.

“Eu estava prestes a tomar banho quando vi algo incomum no sábado de manhã (27). Não conseguia acreditar no que meus olhos estavam a ver, era como um humano. Nunca me tinha deparado com algo parecido”, contou ao jornal Metro, acrescentando que o animal permaneceu no local mais de 30 segundos mas acabou por fugir.

Em entrevista à revista americana Newsweek, a bióloga Dallas Krentzel fez questão de esclarecer todas as dúvidas, dizendo que o vídeo era “totalmente real” porque se trata de um pacarana, um animal que é capaz de se colocar na posição “em pé”.

“Com o tamanho exagerado da cabeça, a posição bípede, os antebraços flexionados, a cauda curta e rígida e a cor do pelo, este animal encaixa-se, na perfeição, com a identificação de um pacarana. Além de que o vídeo foi feito no Peru, onde os pacaranas são bem comuns”, afirmou a bióloga.

“Faz todo o sentido que o animal seja capaz de se lavar de forma parecida com os humanos, porque precisa da mobilidade do antebraço para procurar e processar alimentos”, acrescentou. No entanto, a especialista alerta que o pacarana, que aparece nas imagens, foi ensaboado e que não se estava a lavar mas sim a tentar retirar o produto do corpo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here