Apesar de ser uma tecnologia cada vez mais presente no quotidiano informático dos utilizadores digitais, a Cloud ainda não atingiu todo o seu potencial. Algo que contribuiu para este paradigma é o facto de muitas empresas ainda duvidarem da real capacidade de segurança desta tecnologia.

Muitos dos seus opositores alegam que, por exemplo, nem todos os tipos de serviços que a Cloud oferece, fornecem o mesmo tipo de segurança e apontam várias falhas, tais como:

  • Fraca instalação da tecnologia pode levar a um acesso facilitado a dados confidenciais
  • Nem todos os serviços na nuvem oferecem uma autentificação e encriptação de dados suficientemente forte
  • Problemas ao separar os dados dos diversos utilizadores com os sistemas alojados no mesmo ambiente

A Cloud tem de ouvir estas críticas e evoluir para fazer face a todas as possíveis ameaças, tornando-se perfeitamente segura e livre de qualquer erro que os críticos lhe possam apontar.

Apesar disto e de todas as críticas que lhe são apontadas, a Cloud é já uma das melhores tecnologias no que toca à proteção de dados dos utilizadores. Conseguem não só proteger os dados presentes na rede como os próprios utilizadores que utilizam o serviço.

 

CLOUD SEGURA é o futuro da Ciber-segurança

Os inimigos atuais da rede digital usam tradicionais táticas de espionagem juntamente com com “malwares” inovativos e modernos que ultrapassam facilmente redes passivas e com medidas básicas de segurança. Para combater este tipo de ataques, é necessário que a segurança se torne um pouco mais ativa, mais caçadora de possíveis ataques e que tenha inclusivamente de os prever antes deles acontecerem.

Para isto acontecer, é necessário fazer uso da tecnologia Cloud. Esta consegue analisar grandes quantidades de dados numa faixa enorme de utilizadores para instantaneamente prever possíveis ameaças que queiram derrubar as suas seguranças. Ao mesmo tempo, a tecnologia permite que todos os computadores em rede partilhem entre si estas ameaças e as informações necessárias para as conter.

Este já é o método de trabalho atual da tecnologia Cloud. As tentativas de invasão tem-se tornado cada vez menos exatamente porque os atacantes têm tido cada vez maior dificuldade em ultrapassar os complexos sistemas de segurança de um sistema Cloud. Tal como já referido, este vai analisar profundamente todos os dados disponíveis e ter em conta outras ameaças já ocorridas para identificar padrões e assim perceber ataques mesmo antes destes acontecerem.

Esta nova forma de segurança não só melhora os sistemas informáticos como lhes traz uma vantagem própria ao anular uma das maiores vantagens dos ataques informáticos. A surpresa que até agora tinham perante a presa, os sistemas informáticos das empresas.

Este novo método é a próxima geração de segurança. Tudo isto num sistema Cloud.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here