Atualmente, empresa que se preze tem de ter um blog. Visto como uma excelente fonte de informação e conteúdo para os seus utilizadores, este tipo de ferramenta permite à organização que o controla entregar aos seus consumidores uma excelente forma destes conseguirem dicas, ideias e reflexões sobre assuntos derivados do tema central da empresa.

Mas nem sempre é fácil conseguir manter um blog e muito menos que este se torne um blog de sucesso. Por vezes faltam inspirações para artigos, outras é mesmo a forma como o estamos a trabalhar que não é a mais correta. Nesse sentido, apresentamos aqui 7 pontos que irão ajuda-lo a perceber o que deve e não fazer na construção do seu blog.

 

  1. Escolha um bom nome

É o primeiro passo não é? E é capaz de ser o mais complicado também. Arranjar um nome para aquele que será o cantinho onde colocará os seus conteúdos é uma tarefa bem difícil. O melhor que lhe podemos dizer é que escolha um nome que fique no ouvido, simples e que encaixe no tema que vai tratar, mesmo que de forma indireta.

Mesmo que seja um blog que faz parte de uma empresa já estabelecida, dar-lhe um nome próprio é boa ideia, vai personaliza-lo e dar-lhe uma certa identidade.

Veja o caso do blog MOVE da YouOn.

 

  1. Aposte no design

Não tem de ser nada de muito elaborado. Não precisa de florir o blog todo. Apenas não o deixe com um template predefinido e seco. Dê-lhe o seu toque pessoal. Atualmente as opções de personalização são bem intuitivas e fáceis para alterar parâmetros.

Um conjunto de duas, máximo três, cores que contrastem bem entre si, um logótipo amigável e limpo e uma interface amigável para o utilizador deixarão a sua página pronta para fazer furor no mundo online.

O mesmo vale para as imagens que coloca. Mantenha o mesmo conceito. O seu leitor vai começar a reconhece-lo e a associa-lo ao seu blog.

 

  1. Defina bem o seu tema

Ok, parece muito bonito e à primeira vista boa ideia ter um blog onde possamos falar um bocado sobre tudo. Mas na verdade não é. É a pior ideia do mundo.

E porquê? Porque quem o visitar é porque procura respostas a um determinado assunto e espera que seja especializado nesse tema. E por mais que queiramos, é impossível sabermos de tudo. Mesmo para si será mais fácil escrever sabendo qual o conceito da sua página.

Queremos fidelizar os nossos leitores. E sabendo eles de antemão de que trata o seu blog, já saberá com o que pode contar para o futuro. Se o visitam é porque têm interesse em certo tema e vão querer ver mais e mais conteúdos sobre esse tema.

 

  1. Seja original e criativo

Confuso depois do que lhe dissemos no último ponto? Saiba que pode falar do mesmo tema através de mil e uma perspetivas.

Por exemplo, se tiver uma fábrica de tapetes, pode falar das diferentes tecelagens das quais é feito. Das cores que combinam melhor para um escritório, etc. Basta ser original. E ter em atenção os temas do momento e ver de que forma os pode associar ao seu.

É também importante que seja original nos seus conteúdos. Não copie, não plagie e não faça igual. As pessoas vão reparar quando o conteúdo é reparado e ele tem outro valor quando tem o nosso cunho próprio.

 

  1. Siga sempre o mesmo estilo

Continuando o raciocínio do parágrafo anterior, é importante que mantenha sempre o mesmo estilo nos seus artigos.

Defina desde logo o tipo de linguagem que quer usar. Se será uma linguagem leve, descomplexada ou se pelo contrário vai usar muitos termos técnicos. Se vai-se dirigir aos seus leitores na primeira pessoa ou optará por falar no plural.

Novamente, tal como tem ficado patente em todos os pontos deste artigo, é importante que crie uma identidade própria. O leitor ganhará uma maior intimidade com os seus textos e já saberá com o que contar. Caso esteja sempre a mudar o estilo de escrita, vai criar confusão na cabeça deles.

 

  1. Atualize-o regularmente

É importante que continue assiduamente a colocar novos artigos no seu blog. E quando falamos em assiduamente é no mínimo 2 artigos por semana. Caso não o faça, vai acabar por cair no esquecimento e quando voltar a se lembrar de publicar algo, já não terá grande credibilidade.

Também a um nível de SEO é importante que vá atualizando a sua página uma vez que o Google vai retirando da sua lista de pesquisas os links desatualizados e deixados a apodrecer na web.

Mantenha sempre postagens assíduas e fidelize os seus leitores. Não tem o que escrever? Defina calendários de publicações, crie rúbricas semanais, vá diversificando os conteúdos. Só não deixe o seu blog ao abandono.

 

  1. Não descure as Redes Sociais

Este é meio lógico não é? Atualmente tudo o que é conhecido e comentado está presente nas redes sociais, sejam estas o Facebook ou o Linkedin.

O Google dá uma grande ajuda para deixar o seu blog na toplist dos sites especializados naquele tema mas nada como uma partilha nas redes sociais, seja através de parcerias com páginas ou a publicação em grupos de Facebook especializados no tema para o seu artigo sobre o melhor tecido de tapetes para usar no Inverno se tornar conhecido.

Depois que as pessoas começarem também a seguir a sua página nas redes sociais, é lá que elas começarão por ir para saber se saiu algum novo texto. Por isso não se esqueça, se quer realmente estar online, esteja numa rede social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here