Se há um tema que nunca ficará fora de moda são as crianças. Elas irão continuar a nascer e a nascer enquanto a raça humana existir. Desse modo, o mercado de websites voltados para este público nunca irá acabar também. Torna-se então pertinente que conheça as melhores práticas para criar um estilo de website que sobressaia perante outros e as melhores formas para cativar as crianças a visitá-lo.

 

  1. Um design que estimule os sentidos

Os humanos são mentalmente estimulados por um vasto número de fatores e isto é especialmente verdade quando se trata de crianças. Nesse âmbito, os sites voltados para os miúdos com mais sucesso têm sempre isto em conta no seu design, criando um ambiente voltado para a forma de pensar das crianças.

Cores vivas, que transmitam um sentimento feliz e elementos voltados para a natureza são algumas das melhores opções quando quiser apelar aos sentidos das crianças. As cores fortes como o verde ou o amarelo são algo que fica na memória e lhes prende a atenção por mais tempo, mesmo aquelas que normalmente não funcionariam em sites voltados para um público com outra idade, enquanto elementos que remetam para a natureza vão ser reconhecidos pelas crianças e focar-lhes a atenção.

 

  1. Um design com elementos maiores que o habitual

Embora normalmente se diga que menos é mais, quando o assunto é crianças, mais é realmente mais. E porquê? Porque elementos grandes são o que mais rapidamente chama a atenção e, no caso das crianças, o importante é que o design lhes chame a atenção rapidamente por elas serem peritas em se distrair.

Então lembre-se: Botões grandes, textos num tamanho maior que o habitual e imagens que chamem desde logo a atenção é algo que vai aumentar a eficiência nas crianças do seu website.

 

  1. Imagens animadas e interativas

As crianças são atraídas por aquilo que chama por elas. Neste caso, imagens que se mexam, que pareçam realmente vivas e que, inclusive, cheguem a interagir com os estes jovens internautas são uma das melhores opções para os cativar.

Os miúdos de hoje em dia não querem perder muito tempo a ler um manual de instruções ou a ter que perder tempo a perceber como algo funciona. Imagens que interajam com eles irão sobressair, eles irão achar piada e gostar. Num website normal não funcionaria, mas em sites para crianças, as regras invertem-se. Experimente.

 

  1. Áreas que se destaquem e que chamem a atenção

Como já deu para perceber, em sites voltados para um público mais infantil, o visual é tudo. Dessa maneira não adianta gastar tempo em grandes textos, detalhes e explicações sobre algum conteúdo no seu site.

Pense antes em privilegiar o visual, as imagens e os botões pois é nesse género de itens que as crianças mais reparam. Conteúdos que desafiem as crianças, que as façam raciocinar, tais como botões em formato de pergunta ou gráficos visualmente apelativos são também uma excelente prática. O que as crianças querem é ser entretidas.

 

  1. Uso de conteúdos em vídeo e jogos

É certo e sabido que o vídeo está em alta na web. E não é só em sites voltado para um público menos juvenil, as crianças também acham imensa piada às imagens em movimento. É só olhar para o sucesso dos desenhos animados. Crie ou partilhe vídeos engraçados no seu website, tenha ou não animação gráfica. Está na moda, pense no quanto os Youtubers têm-se popularizado entre o público infantil.

Pequenos jogos e brincadeiras têm o mesmo efeito. As crianças adoram e são talvez a melhor forma para chamar a atenção delas quando as quiser educar com um tema um pouco mais chato e que à partida elas achariam entediante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here