Portugal é o sétimo país da europa com maior nível de stress no trabalho. Segundo um estudo divulgado pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, a condição de stress afeta 59% dos portugueses.

Para a maioria da população, lidar com o stress continua a ser um verdadeiro desafio.

Dificuldades na gestão de tempo, elevada carga de trabalho, conflitos entre colegas, falta de organização a nível pessoal ou profissional são algumas das razões que provocam sensações de ansiedade.

O stress é a reação comportamental resultante de algo que aconteceu, ou ainda vai acontecer, capaz de desencadear sintomas mais graves psicológica e fisicamente.

É importante reconhecer os primeiros sinais de stress e tomar medidas para o combater numa fase inicial. Descubra como, através destas cinco dicas:

 

  1. Contribua para um ambiente harmonioso com os seus colegas de trabalho

Preservar um bom relacionamento com os colegas de trabalho tem vantagens a vários níveis, inclusive na gestão do stress.

Em geral, convive-se com os mesmos colegas de trabalho durante oito horas diárias, e são estas as pessoas que farão parte da sua rotina profissional.

Um mau relacionamento com um colega contribui para uma situação que poderá, em algum momento, causar-lhe stress.

Faça os possíveis para que as suas relações profissionais sejam positivas.

 

  1. Planeie as suas tarefas e organize o meio em que se encontra

Uma solução fácil que, curiosamente, é capaz de resolver grande parte da sensação de stress é a organização.

Comece por algo simples: organize e limpe a sua secretária de trabalho, faça uma lista de tarefas a cumprir ou, simplesmente, garanta que faz a cama de manhã antes de sair.

Organizar cria uma sensação de missão cumprida que pode contribuir na redução dos níveis de ansiedade.

De igual modo, recorra a uma agenda e divida as suas tarefas profissionais em urgentes e não urgentes, estipulando prazos de finalização. Evitará que se sinta sobrecarregado ou que trabalhe sobre pressão, acabando por se esquecer de algo importante.

 

  1. Faça pausas ao longo do dia

Nem sempre a produtividade está relacionada com longos períodos de tempo dedicados a uma atividade.

Um dos truques para manter o seu rendimento é fazer intervalos ao longo do dia. Só assim conseguirá manter-se motivado, descontraído e com níveis de concentração adequados.

 

  1. Não tome decisões precipitadas

Decisões precipitadas resultam, muitas das vezes, em arrependimento e, consecutivamente, em stress.

Sempre que tiver de tomar uma decisão ou uma iniciativa, pondere todas as hipóteses com calma. Reflita bem sobre o assunto e garanta que está a agir de forma cautelosa e pondereda.

 

  1. Adote um estilo de vida saudável

A saúde desempenha um papel fundamental na redução e prevenção dos efeitos do stress.

Praticar exercício físico, de forma regular, ajuda-o a libertar-se da tensão acumulada e a descontrair após um dia de trabalho intenso.

Investigadores da Universidade de Harvard comprovaram que determinados exercícios fazem bem não só ao corpo, mas também à mente.

Ter uma alimentação correta e dormir, pelo menos, 8 horas por dia são outros dos fatores que o ajudam a sentir-se bem, mais tranquilo e com níveis adequados de energia.

 

Viver e trabalhar stressado não é saudável, nem produtivo. Siga estas dicas e coloque a sua saúde mental em primeiro lugar. Estará a beneficiar-se a si próprio e todos aqueles que o rodeiam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here